sexta-feira, abril 15, 2011

Petit Gateau



Oii pessoal!!


Como hoje é Sexta-feira resolvi colocar uma sobremesa que não pode faltar no fim de semana! E de pensar que ela leva apenas alguns minutos para ficar pronta, só aumenta a vontade!  É o tipo de sobremesa que é fácil, rápida e impressiona os convidados, fazendo eles acreditarem que você demorou um tempão para fazer. Essa receita foi do Baunilha e chocolate (lá está como Moelleux au chocolat, mas chamo Petit Gateau).Vale à pena tentar fazer! É daquelas receitas que sempre tem repeteco aqui em casa...

Ingredientes:
-120 g de chocolate amargo (é basicamente 01 barra daquela grande que usei!).
-120g de manteiga
-60g de açúcar
-1 colher de chá de extrato de baunilha
-35 g de farinha de trigo peneirada
- 4 ovos

Como fazer?!
Primeiro que tudo pré-aqueça o forno a 200°C. Junte o chocolate à manteiga numa tigela de vidro e aqueça até derreter no microondas. (Eu não gosto de usar o microondas para derreter, então prefiro colocar uma panela para ferver água e colocar outra em banho-maria com o chocolate. Mas atenção, a panela com o chocolate não pode encostar na água. Apenas o vapor deve ser capaz de derreter o chocolate, senão o mesmo perderá o brilho).
Com um fouet ou espátula bata os ovos, açúcar e extrato de baunilha até espumar. A mistura deve ficar liquida e bem homogênea. Coloque aos poucos a farinha de trigo e continue mexendo até ficar liso. Adicione o chocolate já derretido e misture bastante até ficar homogêneo.
Divida a massa nas forminhas (usei ramequins) preenchendo ¾ delas e leve ao forno já pré-aquecido sobre uma assadeira por 40-45 minutos em média. Faça o teste do palito, caso ele saia um pouco molhado está no ponto. Ele deve ficar com a camada externa sequinha, mas bem molhado por dentro para ficar com o recheio bem cremoso e derretido!


Ramequins saindo do forno



Humm!! Divirtam-se !!! Recomendadíssimo !!!

Beijinhos e bom fim de semana !!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.