sábado, maio 07, 2011

Comfort food - Risoto de presunto de parma com mascarpone da Nigella

Olá pessoal !!
Cheguei em casa dia desses hiper mega cansada e como viver light não é fácil, eu precisava mesmo era de uma “comfort food” urgente! Mas não podia ser nada muito complexo nem elaborado porque eu queria algo rápido e fácil, daí pensei! Já sei! Vou de risoto que eu adoro! Aproveitei que tinha um queijo mascarpone na geladeira me esperando, e lá fui para a cozinha!
Receita adaptada do livro da minha musa Nigella – Nigella express. Amo os programas dela na GNT, são maravilhosos além do que ela faz você sentir "íntima" dela...Adorooo!!



Risoto de parma com mascarpone (para duas pessoas)

Ingredientes:
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola grande picada
-1 xicara de arroz arbório (para risotos) – use ½ xicara para cada pessoa
- 2 colheres de sopa de queijo mascarpone
- Mais ou menos 6 fatias grandes de presunto de parma fatiados
- 125 ml (1 taça + -) de vinho branco (só tinha tinto, usei ele mesmo) de boa qualidade
- 1 litro de caldo quente de legumes
- 2 colheres de sopa de cebolinha picada
Modo de preparo:
Derreta a manteiga e o azeite numa panela em fogo médio, adicione a cebola e deixe cozinhar até amolecer e ficar transparente. Coloque o arroz e continue mexendo bem por uns 2 minutos até fritar o arroz. Aumente o fogo e adicione o vinho tinto. Não pare de mexer até que o vinho seja totalmente absorvido.
Com a ajude uma concha comece a colocar na panela o caldo quente de legumes aos poucos, mexendo bastante até que todo o líquido tenho sido absorvido pelo arroz. Depois vá adicionando mais caldo até terminar esse processo até que o arroz esteja al dente (nem muito duro – cru – mais cozido e firme).  Mexa bastante já que o arroz que deve estar mais pesado, para que o arroz solte o amido e forme aquele aspecto mais pastoso da massa. Esse cozimento deve durar em torno de 18 -20 minutos. Quanto estiver al dente, adicione o queijo mascarpone e o presunto de parma fatiado. Misture bem e leve aos pratos. Salpique com a cebolinha picada e algumas fatias de presunto de parma (se gostar!).

Fica fantástico !!

Bom apetite!!

Beijos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.