terça-feira, maio 03, 2011

Quiche de cebola

Oi gente !!
Como estão de semana?! Por aqui tudo bem !! Descobri uma receitinha fácil e deliciosa: quiches! Quiches o que é? Nada mais é do que uma tortinha, ou “uma empada sem a tampinha”. É uma deliciosa (!) torta  muito tradicional na culinária francesa. Os recheios podem ser tão variados , podendo ser o quiche Lorraine, quiche de queijo, quiche de ricota, queijo de bacon, entre outros. Aqui veremos um delicioso, o quiche de cebola!


Seu preparo é super simples e é interessante que tenha essas forminhas de tortinha com fundo falso. Pode usar também fôrma de empadinha, mas o ideal é ter fôrminha que saiam o fundo. Pode usar a fôrma grande (para várias pessoas) ou várias forminhas individuais. Eu comprei as minhas forminhas na Barra doce. Veja aqui
Ingredientes
Para a massa básica de quiche:
-6 colheres de sopa de manteiga sem sal
-1 pitada de sal
-1 e ½ xícara de chá de farinha de trigo

Para o recheio (pode variar de acordo com seu gosto!):
-3 cebolas fatiadas em rodelas
-2 colheres de chá de azeite de oliva

Para a cobertura:
-2 gemas
-4 claras
-250 gramas de queijo cottage
-1 xícara de chá de creme de leite

Para polvilhar em cima:
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Como preparar:
Para a massa:
Misture a manteiga com o sal e vá adicionando a farinha até soltar das mãos. Se necessário, acrescente um pouco de água. Deixe a massa descansando por cerca de 15 minutos se possível na geladeira. Esse período na geladeira vai facilitar na hora de abrir a massa. Pode ligar o forno para pré-aquecer por uns minutos com temperatura a 180°C.

Para o recheio:
Refogue a cebola no azeite, por cerca de 10 minutos, até amaciar e murchar. Reserve.

Cobertura
Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma mistura bem homogênea. Separe.

Para a montagem:
Abra a massa em uma superfície enfarinhada e forre o fundo e os lados de uma fôrma redonda com o fundo removível. Coloque, então, o recheio das cebolas e coloque a cobertura por cima. Leve ao forno médio (180º C), já pré-aquecido, por cerca de 30 minutos, ou até ficar bem dourada. Polvilhe o queijo ralado em cima e queime com maçarico culinário , ou leve novamente ao forno apenas para derreter o queijo.
* Eu nunca tinha usado um maçarico culinário, e resolvi estreá-lo com esta receita. Recomendo e muito, como disse uma vez a Glau do Quitandoca, dá um gostinho de cantina e fica MARAVILHOSO ! Amei e aprovadíssimo! Agora serão muitas receitinhas com o maçarico.
Olha aqui o maçarico em ação!




* NÃO ESQUEÇA DE PARTICIPAR DO SORTEIO DIA DAS MÃES! Ainda dá tempo! Clica aqui.




Beijos!!

Um comentário:

  1. hum que delicia de receita flor felia ano novo cheio de reaizações .bjoka sadhia

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.