quinta-feira, maio 05, 2011

Salmão grelhado com arroz de brócolis

Olá gente !!

Hoje é dia de nutri! Daí já viu né!? “A hora da verdade”! hehe Já falei para vocês que estou fazendo acompanhamento para uma reeducação alimentar? Pois é ! Depois de passar boa parte da vida sendo gordinha e gulosa (bastante até!), resolvi tentar diminuir meus desejos alimentares! Rs Tou tentando não deixar de cozinhar ( que adoro, minha terapia!) e evitar engordar, por isso como diz minha irmã, meu blog está quase “de dieta” comigo! Mas, vira e mexe tem alguma coisinha gostosa e açucarada para dar uma “quebrada”né? Tenho tentado buscar uma culinária mais saudável, afinal só faz bem né?!rs E como não poderia ser diferente, resolvi postar o meu jantar de ontem !
Confesso que sempre tive muito receio de cozinhar salmão, porque coloquei na cabeça que era difícil ou complexo, mas que nada ! Adorei, principalmente porque é super prático, saudável, delicioso e rapidinho! Te digo que fiz esse jantarzinho em 40 minutos ! Sim, contando todo o preparo e fogão !


Vamos lá como preparar:
Para o salmão:
- 1 filé de salmão (usei cerca de 500-600gr de salmão descongelado)
- 2 dentes de alho picadinhos
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Azeite
- Suco de 1 limão
- Cebolinha picada
- Tomilho e alecrim para dar um gostinho especial
Para preparar a jato este prato:
Deixe o salmão descongelando de véspera ou horas antes na geladeira. Dai ele vai ficar todo molinho. Lave bem o salmão e tire com uma faca a pele de cima. Ponha o salmão limpo numa tigela e coloque o azeite (usei bastante), sal, pimenta, o alho. Deixei apurar o gosto (marinar) por uns 20 minutos (mais ou menos!).
Depois leve o salmão a uma frigideira anti-aderente (porque precisa de menos gordura para cozinhar, é ótima!!). Tenha cuidado para ele não partir porque se torna frágil. Derrame sobre ele um pouco do azeite da marinada, o alho picadinho, um pouquinho de suco de limão e acrescente o alecrim e o tomilho. À medida que vai cozinhando o peixe, coloque mais um pouquinho do suco de limão. Caso seja necessário, corrija o sal ou ponha mais pimenta do reino. Asse por uns 5 minutos e vire para dourar por completo. Cozinhe sempre em fogo baixo para evitar que queime o salmão. Ele deve ficar douradinho por cima e por dentro ficar vermelhinho e bem macio. Decore com cebolinha ou salsinha picada.
Para acompanhar, resolvi fazer novamente o arroz de brócolis (que eu amoo!!) , que fiz nesse dia.
Mas como nem todos podem ter visto a receitinha, volto a repeti-la aqui.
Para o arroz de brócolis:
2 colheres de sopa de azeite
1 cebola picada
1 litro de água
1 saquinho de caldo sazón legumes ou 1 litro de caldo de legumes caseiro (dai não usa a água!)
2 xicaras de brócolis (usei o congelado, mas pode ser o natural também)
1 xicara de arroz
Sal a gosto
 Numa panela aqueça a água e dissolva o caldo de legumes. Reserve.
Lave bem os brócolis e coloque numa panela vapor (usei uma cuscuzeira) para cozinhar por 10 minutos em fogo brando. Separe.
Em uma outra panela coloque o azeite e refogue a cebola picada. Adicione o arroz e deixe refogar bem. Vá adicionando aos poucos o caldo de legumes e verifique o sal se é necessário adicionar ou não. Coloque o fogo baixo e vá mexendo de vez em quando até o arroz secar.
Adicione os brócolis ao arroz e mexa delicadamente. Adicione o resto do caldo. Espere secar em fogo baixo.

Para fazer esse bolinho do arroz bonitinho, utilizei mini fôrminha de bolo, é que eu queria dar um “charme” ao prato  né?! Afinal acho que qualquer comida mesmo que trivial deve ser bonita, parece que torna o prato mais saboroso...
E vocês ? Você sempre cozinha algo para jantar ou come “meio que qualquer coisa” ? Me conta! Tou curiosa !!
Beijos no coração !!


* NÃO ESQUEÇA DE PARTICIPAR DO SORTEIO DIA DAS MÃES! Ainda dá tempo! Clica aqui.
* Continuo torcendo para que São Pedro dê uma trégua e pare de mandar tanta chuva aqui para o Nordeste !! Quero sol já! Rs

Um comentário:

  1. Adore esta receita,
    Eu tambem gosto de adornar o plato do meu marido e fazer do jantar um momento especial, acredito que e muito romantico.

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.