quinta-feira, junho 16, 2011

Bolinhos de fubá com peito de peru

Oi gente!!

Com as proximidades das festas de São João, senti a necessidade de mostrar aqui mais receitinhas juninas, ou seja, que você possa fazer e levar para uma quermesse ou festinha junina que você seja convidada! Mesmo sendo mais comum o consumo de milho durante essa época, você pode curtir estas delícias o ano todo! Ainda mais com um bolinho de fubá como este aqui, facílimo, você vai querer repetir sempre! Desde que vi esta receita, fiquei louca para fazer e essa semana tive o fantástico prazer de provar! Recomendadíssimo!!




Receita da revista Cláudia Cozinha, ed. Fev. 2009

Ingredientes (Rendeu 08 bolinhos grandes)

* 01 xícara de fubá;
* 01 xícara de farinha de trigo;
* 02 colheres de chá de fermento em pó;
* 02 colheres de chá de sal;
* 02 ovos ligeiramente batidos (bata com um garfo ou foeut);
* 01 xícara de leite;
* 03 colheres de sopa de manteiga derretida (opção : margarina light, mas o gosto é diferente!);
* ½ xícara de peito de peru em cubinhos;
* 1 colher de sopa de tomilho (usei desidratado) – (opcional mas, recomendo!)

Modo de preparar:

Pré-aqueça o forno a 180 °C. Em uma tigela misture o fubá, a farinha de trigo, fermento e o sal. Em outra, junte os ovos ligeiramente batidos, o leite e a manteiga derretida. Misture bem os ingredientes secos aos líquidos. Adicione o peito de peru picadinho e o tomilho.  Distribua 08 forminhas em uma assadeira, unte com manteiga e polvilhe com farinha de trigo (eu não fiz esse processo porque usei forminhas de silicone!). A massa fica mole e você nem acredita que vai virar bolinhos, mas vai, acredite! Leve ao forno já pré-aquecido previamente por uns 25 minutos a 180- 200 °C. Após este tempo o bolinho irá espalhar um delicioso cheiro pela sua casa. Dê uma olhadinha nele e enfie um palito de dente no meio do bolinho para ver se está assado, se ele sair limpo, está pronto!  Desenforme e sirva quente esta belezura!

DICA: Cuidado com os bolinhos no forno para não passar do ponto, senão fica com o interior desse muito seco, e o bolinho deve ficar macio, fofinho.

Adorei estes bolinhos! Não apenas pela facilidade de executar a receita, mas pelo tempo que para fazer, assar e ficar pronto leva menos de 30 minutos! Perfeito para seu café da manhã com “sustança” como nós nordestinos estamos acostumados, ou mesmo lanchinho da tarde, ou jantar! Fique à vontade para comer estes bolinhos sozinhos ou acompanhados de ovos fritos, manteiga, geléia... Caso resolva fazer para festinhas, recomendo fazer tamanho coquetel, como mini bolinhos! Ficam lindos !!


Beijos !

9 comentários:

  1. Nossa Tereza, acabei de fazer com mandioca, mas esses seus bolinhos estão super diferentes e devem ser deliciosos... Preciso provar essa delícia!Beijkas

    ResponderExcluir
  2. Achei interessante essa combinação.

    abraço

    Daniel Deywes
    http://feitonahora.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Tereza, que deliciosos esses bolinhos devem ter ficado, e rendem bem. Gostei muito principalmente por que vai ao forno...Bela sugestão querida...bjokas

    ResponderExcluir
  4. Olá tudo bem?
    Te "li" no twitter e aí vim aqui conhecer teu blog. Muito bom teu cantinho e esse bolinho de fubá com peito de peru tá show de bola, adorei.
    Beijos,
    Fla

    ResponderExcluir
  5. Queridos, que bom que vocês gostaram !! Esse bolinho rende bem e fica uma delícia! Nem eu botei muita fé de que seria tão rápido para fazer...e me surpreendi!! :) Façam e depois voltem para me falar tá?!

    Obrigada pelas visitinhas de vocês ! Fico muito feliz!! Beijos!

    ResponderExcluir
  6. OLÁ MARIA TEREZA!
    QUE RECEITA MARAVILHOSA,COM CERTEZA FICARAM UMA DELICIA!
    OBRIGADA PELA VISITA, VOLTE SEMPRE!
    BEIJOS,
    ANDRÉA...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Tereza. Vim correndo agradecer seu comentário tão fofinho!

    Fiquei aqui babando por esses bolinhos bonitinhos, mas tenho que confessar uma coisa, ia fazer e comer tudo em casa mesmo. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Olá! Passei pra conhecer o blog! Beijão!

    ResponderExcluir
  9. hum deu muita vontade de fazer e comer, haha
    um bj doce
    bom fim de semana
    roberta
    www.docesabobrinhas.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.