domingo, junho 26, 2011

Escondidinho charque(carne-seca) com macaxeira (mandioca)

Oi pessoal!!


Hoje vim mostrar umas minhas receitas preferidas: escondidinho de macaxeira com charque ,ou escondidinho de mandioca e carne-seca. Seja lá como você chamar esta receita, ela é MARAVILHOSA!! É que eu sempre amei escondidinho desde pequena, sendo às vezes capaz de devorar uma travessa ...sozinha! Gosto de escondidinho sozinho  como petisco ou acompanhada de arroz branco na versão para um almoço “substancioso”.  Sugiro a vocês se puderem, façam em casa e não vão se arrepender!!



Ingredientes (rende 6 ramequins):
- 1kg de macaxeira (mandioca);
- 250 ml de leite;
- 100g de manteiga sem sal (coloquei umas 04 colheres de sopa de olho);
- Pimenta e sal à gosto;
- 500g de charque ou carne-seca;
- 02 cebolas picadas;
- 02 dentes de alho picados;
- 200g de requeijão cremoso;
- 100g de queijo coalho ralado para decorar

Como preparar:

Para a macaxeira descasque e corte em pedaços menores. Leve ao fogo panela grande com uns 2 litros de água ou até cobrir toda a macaxeira em fogo médio e deixe cozinha bastante. O ponto ideal é quando ela está tão cozida que está quase se desmanchando, isso vai facilitar muito seu trabalho! Isso leva mais ou menos 1 hora de cozimento da macaxeira.
Enquanto isso, em outra panela, coloque o charque ou carne seca para dessalgar. Você pode colocar de molho na água gelada por 12 horas deixando na geladeira, sempre que deve mudar a água, num total de 03 vezes. Ou, ponha o charque numa panela com 2 litros de água e coloque para ferver em fogo médio. Quando começar a levantar fervura, desligue o fogo e mude por outra água. Repita esse processo num total de 3 vezes. Após feito isso, corte o charque em pedaços menores e leve ao processador por 1 minuto. Ela vai ficar bem desfiadinha. Reserve.

Quando  a macaxeira já estiver bem cozida, amasse a mandioca num espremedor para formar um purê. Tem pessoas que gostam de usar amassador de batatas, mas eu prefiro a velha e boa peneira. É que detesto que fique aqueles grumos grandinhos que passaram pelo espremedor e não foi amassados. Mas enfim, com esta macaxeira bem mole, coloque numa peneira com uma panela embaixo e com cuidado (está muito quente!!!) vá amassando com auxilio de uma colher de pau. É duro, precisa colocar força mas acredite, vai sair um purêzinho embaixo da peneira.

Quando terminar isso, coloque essa macaxeira amassada numa panela e vá adicionando o leite até ficar consistência de purê, ou seja, bem pastosa. Adicione 02 colheres de manteiga, pimenta, sal e reserve. Numa frigideira, coloque a charque (carne-seca) e adicione 02 colheres de manteiga, a cebola e o alho picados. Salteie esta carne por uns 3 minutos apenas. Pré-aqueça o forno a 200 °C . Disponha os ramequins numa assadeira e forre cada um nessa ordem: uma grande camada do recheio de carne-seca uniformemente e cubra com o purê de macaxeira (mandioca). Coloque um pouco do requeijão numa camada fina e cubra com o restante do purê. Coloque um pouco de queijo ralado por cima e leve ao forno a 200 °C até dourar (uns 30-40 minutos). Sirva bem quente.


Esta receita eu já queria muito mostrar a vocês por vários motivos: porque eu simplesmente adoro fazer e comer esta delícia e porque é um prato feito com ingredientes na minha região e eu adoro isso. Valorizo muito as coisas do Nordeste, embora saiba que existem muitas coisas que têm que evoluir e adoro as outras regiões, poder conhecer novos lugares, culturas, novos sabores, mas acho que temos que valorizar a nossa origem né?! Afinal, assim estaremos valorizando a nós mesmos!

Um ótimo Domingo para vocês! Beijos!

11 comentários:

  1. Essa é uma receita maravilhosa mesmo...e agora com o frio que tá fazendo aqui ela é perfeita bem quentinha...eu queroooooo...Bjinhus e um lindo domingo!!!

    ResponderExcluir
  2. Maria Tereza, tbém amo escondidinho é uma das receitas preferidas, pois vc pode fazer com várias versões, mas a que eu mais gosto é esta. Adoro comida nordestina, minha vizinha é nordestina e por várias vezes almoçei com ela, a comida é uma delicia, adoro pimenta tbém, ingrediente que ela usava muito. Essa sua receita está perfeita, o ramequin é lindo, gosto dessa cor...bjocas um lindo domingo pra vc querida

    ResponderExcluir
  3. Deu água na boca! Coincidentemente hoje a minha mãe fez escondidinho tbm, porém o daqui de casa foi feito com mandioquinha e carne moída. Essa receita é tão versátil, né?! Dá pra fazer de batata, mandioquinha, madioca... tudo mto bom por sinal! :)

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente AMO MUITO TUDO ISSO ! Adoro escondidinho!
    Bjs
    Lívia

    ResponderExcluir
  5. Adoro escondidinho! Lá no Rio, macaxeira é aipim... Muda o nome, mas a receita continua sendo deliciosa e super pedida em todos estados brasileiros... Boa semana! Beijos, Cecilia

    ResponderExcluir
  6. Ai que delícia! vou testar aqui em casa! marido adoooora carne de sol..

    Bjos
    ;)

    ResponderExcluir
  7. Delícia de receita! Já fiquei com água na boca só de imaginar! beijos

    ResponderExcluir
  8. Oii Rose!! Essa receitinha combina com o frio dai e com o calor daqui! Humm é gostosa mesmo!rsrs uma ótima semana! Beijos

    Josy, que bom que você gosta de comida nordestina! Amo as comidinhas daqui e acho que temos que valorizar o que de nossa região né e tudo com bastante pimenta! hahaha Que bom que você gostou da receita e do ramequim! Obrigada! Eu tb adoro ele!rs Beijos grandes!


    Oi Dahiane!!Que bom que sua mãe tb fez escondidinho ai você não passa vontade né!rs O que eu mais gosto é que dá pra brincar bastante com ela, fazer de vários sabores..Humm! Obrigada pela visita e seja bem vinda!Beijos!

    Livia querida, eu tb amooo escondidinho! Hahaha Sou capaz de comer horrores sem limites disso dai...rsrs Beijos!!

    Oi Cecilia! Pois é , nosso pais é tão grande que o ingrediente muda de nome a cada estado, mas faz sucesso em todos né! Delicioso! Haha Beijos e boa semana!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ju! Faz pro maridão então já que ele gosta de carne de sol, fica show nesse escondidinho!! Ele vai adorar!! Beijos!

    Oii Bruna!! Que bom que você gostou!! Dá um trabalhinho pra fazer mas vale a pena! A recompensa é grande...hahaha Beijos!!

    ResponderExcluir
  10. Huuuummm... Deu água na boca!!!! Parece delicioso...

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.