sexta-feira, julho 22, 2011

Creme de legumes

Esta é mais uma sopinha que adoro fazer em casa! Tenho feito bastante sopa em casa, porque além de ser light (é duro, mas estou sendo obrigada consciente de que tenho que fazer um regime), sopa é uma comidinha leve. Já notei que quando como algo mais substancioso à noite, fico pesada e até atrapalha um pouco na hora de dormir, e quando tomo uma sopinha de leve é ótimo! Não pesa no estômago, fico bem alimentada, pois esta sopinha de muitas vitaminas e dá para fazer o seu filho até comer as verdurinhas, porque ela tá “camuflada” pelo liquidificador. Eu sempre adorei creminho de legumes desde pequena, e continuo adorando até hoje! Venho aqui dividir minha receitinha com vocês!




Ingredientes (serve 04 porções): 
- 01 litro de caldo de legumes caseiro, caldo de frango ou 01 litro de água fervente e 02 cubinhos de caldo de frango, carne ou legumes – o que você preferir;
- 02 batatas médias sem casca e cortadas em pedaços médios;
- 02 cenouras sem casca e cortada em rodelas grossas;
- 1 tomate sem pele e cortado em pedaços médios;
- ½ cebola cortada em pedaços;
- Sal e pimenta a gosto;
- Creme de leite (opcional);
- Queijo pecorino ralado (usei o pecorino porque ganhei, mas pode usar o parmesão ralado se quiser que também fica bom!)

Modo de preparo:

Coloque numa panela grande o caldo de legumes caseiro, ou se não tiver caldo caseiro coloque 01 litro de água para ferver e acrescente os cubinhos de tempeiro. Coloque os legumes cortados na panela junto com o caldo. Deixei cozinhar por uns 15 minutos ou até os legumes estarem cozidos (enfie um garfo neles e o garfo deve entrar com facilidade, os legumes ficarão molinhos). Depois de cozidos os legumes, bata no liquidificador por uns 2 minutos. Leve o creme já batido para a mesma panela do cozimento e adicione sal e pimenta do reino a gosto. Deixe ferver e cozinhar por mais uns 5 minutos e pronto! Se desejar acrescentar creme de leite, desligue a chama e adicione 01 colher de sopa de creme de leite e misture.

Eu não adicionei o creme de leite porque queria sentir o gostinho dos legumes mesmo, mas fica ótimo também. Adoro essa sopa! Usei o queijo pecorino ralado porque ganhei de presente da Mamy, e tava doida para provar um pouquinho dele, mas pode usar o queijo parmesão ralado que não tem problema, tá?! Adorei esse queijo pecorino e tenho logo que preparar uma receita de molho ao pesto para usar este queijo delicioso!!

Sei que muita gente já conhece esta receitinha e pode adaptar da maneira que desejar! Se não gostar de tomate, cenoura ou batata (será que alguém no mundo não gosta??!) não tem problema! Mude os ingredientes conforme seu gosto e faça esta receitinha que é bem tradicional, todo mundo já tomou alguma vez na vida (mesmo quando criança) e ainda faz sucesso!


Muito em breve teremos um sorteio aqui no blog !! Fique ligado!

Beijos e ótimo fim de semana !!

7 comentários:

  1. Ficou linda a cor do seu creminho.
    As sopas e cremes são ótimas para ajudar na alimentação saudável e leve.
    Gostei muito da sugestão.
    Um beijo e ótimo final de semana

    ResponderExcluir
  2. Tereza,
    Essa sopinha ficou com um aspecto maravilhoso, e com uma cor linda... Sopas são sempre bem vindas, alem de serem super saudáveis : )

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Me agrada purdimais uma sopinha...
    E de legumes fica uma delícia!
    Um bejim grande!

    ps:rsrs...tenho q ficar perita p dar dicas =)
    Vou passar por email o q eu acho, tá! Bjim

    ResponderExcluir
  4. Eu fiz pra almoçar hoje (to querendo ficar mais light também), mas acrescentei chuhchu! E como a gordice falar mais alto, uns cubinhos de bacon com alho também... DELÍCIA :D

    ResponderExcluir
  5. Oi, Tereza!
    Esse camarão merece milhões de repetecos. Da próxima eu te mando via pensamento!
    Grande beijo!!!

    ResponderExcluir
  6. Adoro sopa de legumes, às vezes ponho mais alguns. Adorei a idéia do creme de leite. Bjs,

    ResponderExcluir
  7. Outro creminho delicioso né, a versão sopinha de legumes, cenoura, batata,e tomate dificilmente alguém não gosta mesmo né? Sopinha de legumes sempre foi bem vinda aqui em casa, adoramos.bjinhos

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.