segunda-feira, julho 25, 2011

Creme de mandioquinha - Mais uma sopinha...



Sei que você já enjoaram de ver minha sopinhas,né... mas é que hoje é o dia mundial do começo de regime! Acredito que todo mundo sempre começa a dieta num dia de Segunda-feira! E para dar uma mãozinha, resolvi mostrar a receita deste creme de mandioquinha. Onde moro não é muito fácil achar mandioquinha e confesso que até pouco tempo eu não conhecia, só de nome. Sempre ouvi falar de mandioquinha, também conhecida como batata baroa, mas nunca havia encontrado vendendo aqui, soou mais familiarizada com a mandioca (macaxeira) mesmo. O mais engraçado é que a mandioquinha é parente da batata e não da mandioca, como nome sugere. Fui atrás de uma receitinha leve para jantar no Domingo e achei esse creminho da Glau, do Quitandoca






Ingredientes:
- 400g de mandioquinha;
- 500 ml de leite;
- ½ tablete de caldo de carne;
- 02 dentes de alho picadinhos;
- 01 caixinha de creme de leite (opcional, mas não usei);
- 01 colher de sopa de azeite;
- Sal a gosto

Como fazer:
Descasque as mandioquinhas e lave bem. Numa panela de pressão, coloque o azeite e frite o alho. Adicione o tablete de caldo de carne. Frite o alho até ele ficar douradinho de leve, coloque as mandioquinhas fatiadas em rodelas (para facilitar o cozimento e frite um pouco). Coloque o leite para esquentar em outra panela, mas não é necessário ferver. Quando a mandioquinha estiver amarelinha, adicione o leite quente e coloque para pegar pressão. Quando pegar a pressão da panela, marque 06 minutos e coloque o fogo baixo. Depois que estiver cozido, deixe esfriar bem a panela e sair a pressão (basta levantar o pino depois de um tempo, se não sair ar, pode abrir a panela). Veja se a mandioquinha está molinha, leve a mistura para o liquidificador ou mixer e bata por uns 2 minutos. Leve a panela novamente, adicione sal a gosto e deixe ferver. Está prontinha!

 Achei esta sopitcha super simples, pois utiliza pouquíssimos ingredientes, sendo perfeita para quando sua geladeira está na “pindaíba” e restam poucas coisas na sua geladeira. Essa receita foi especial para mim, pois é a primeira vez que utilizo a panela de pressão sozinha...rs Sempre tive muito medo de usar a panela de pressão, sempre me falaram que explodia e tal, mas resolvi fazer nela e deu certo! Agora já sei que irei usar sempre, pois ela reduz muito o tempo de cozimento de qualquer coisa! Adorei !
E você usa muito sua panela de pressão? Costuma tomar muita sopinha? Eu tenho dado uma grande preferência a esse tipo de comida por ser bem leve e deliciosa, principalmente para tomar a noite..

Um ótimo inicio de semana para você! Beijo!

10 comentários:

  1. ESSE CREME FICOU EXCELENTE, O MEU FILHOTE ADORA ESSAS SOPAS.
    BOA SEMANA
    BJS

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo começa ou pelo menos deveria, né, Maria? rs

    Eu sempre TENTO começar a dieta na segunda, mas é que sobram tantas coisas gostosas do domingo... Ufa, é difícil.

    Amo mandioquinha e essas sopinhas, creminhos me fascinam. Obrigada por dividir essa receitinha tão apetitosa. =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. oie!
    quanta coisa gostosa (e calórica) meu Deeeuuuss, socorro! hehehehe

    delícia de receitas menina!

    bjsss

    ResponderExcluir
  4. Tereza,
    Que delicia que ficou esse creme... Gosto muito deste tipo de receitas : )Que bela refeição.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  5. Olá :) Também não conhecia o teu blogue - entrei, vi as fotos e adorei! Agora é ter tempo de explorar as publicações mais antigas :)

    Bjs,
    Catarina (Vai uma fatia?)

    ResponderExcluir
  6. Tereza querida, estou contigo, na dieta e na sopinha. Também ando precisando fechar a boca.
    Maravilhosa sugestão. Anotada!

    beijose uma ótima semana

    ResponderExcluir
  7. Hummm! Que delícia! Hj está friozinho aqui, seria ótimo uma sopinha dessas.
    bjs

    ResponderExcluir
  8. Ai que delicia Tê, adoro um creminho de mandioquinha, é muito saborosa e saudável. Ficou uma cor linda a sua. Quanto a panela de pressão eu uso muito aqui em casa, pois quero fazer 10 coisas ao mesmo tempo e a panela ajuda muito,não tenha medo amiga da panela, essa panela exige 2 cuidados apenas que sempre levei á risca: Nunca usá-la em fogo alto, e nunca abri-la até acabar toda a pressão que sai da válvula, portanto não há perigo, a minha primeira vez, tbém tive muito medo, logo vc tira de letra...beijinhos querida uma ótima semana

    ResponderExcluir
  9. olá, amei o seu blog, achei ótima essa receita achei super simples e fácil, especialmente para quem está iniciando na cozinha, obrigada pelas dicas, vou amar!

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante !! Fique à vontade para deixar seu comentário, elogios, críticas ou dúvidas.